Não sei vocês, mas sou a louca dos documentos quando se trata de viagens, principalmente internacionais. Deixar tudo à mão, ter reservas impressas e no celular pode ser muito útil e evitar muitos inconvenientes, sabia? Eu e o Paulo já passamos por alguns perrengues e depois deles começamos a nos organizar melhor!

Para te ajudar a evitar esses probleminhas de documentação e facilitar a sua vida no destino, aqui vão algumas dicas simples mas que fazem a diferença 😉

Documentos essenciais

sem-perrengue-organize-os-documentos-antes-da-viagem-danielle-noce-1

Foto – Gracie in Prep

É um clichê, mas não tenho como deixar esse item de lado. Ter o passaporte em dia, documentos de identificação em bom estado, vistos aprovados e vacinas necessárias tomadas já é meio caminho andado para evitar desgastes no destino.

Sempre pesquise as leis para entrar no país com antecedência, porque a documentação às vezes demora bastante para sair. Algumas semanas (ou meses) antes de viajar também vale rever as leis porque elas podem ter mudado, viu?

Leve uma pastinha para o aeroporto

sem-perrengue-organize-os-documentos-antes-da-viagem-danielle-noce-2

Foto – Etsy

Já imaginou ficar sem bateria e não saber o endereço do hotel? É imprescindível que você tenha as suas reservas impressas em uma pasta, sejam elas de hotel, de passagem aérea, de trem, ônibus… Para quem já organizou tudo isso antes de viajar, não custa nada esse cuidado a mais, né?

Aproveito para falar que essa documentação também pode te ajudar a entrar no país. Isso mesmo, na imigração dos Estados Unidos, por exemplo, é legal ter em mãos a passagem de volta para mostrar que você não pretende ficar por lá 😉

Aplicativos são ótimo aliados

sem-perrengue-organize-os-documentos-antes-da-viagem-danielle-noce-3

Foto – Project Inspo

É claro que os documentos impressos são importantes, mas quando falamos em praticidade os aplicativos são excelentes! Já falei nesse post de apps são ótimos para pesquisar passagens baratas, mas existem alguns que também podem facilitar a sua vida no próprio destino.

Recentemente, descobri o TripIt que organiza todas as suas reservas. Nele você visualiza com muito mais facilidade os horários de partida dos trens e ônibus que reservou, as datas de entrada em cada hotel e tudo isso no seu celular. É realmente uma ótima dica para quem gosta de ter tudo organizado nos mínimos detalhes.

O foco desse post é a documentação, mas se você se interessou e quer programar a sua viagem todinha com antecedência, já fiz um post completo com dicas de como fazer um roteiro incrível no My Maps.

Evitando perrengues

sem-perrengue-organize-os-documentos-antes-da-viagem-danielle-noce-4

Foto – Etsy

Pode até não ser obrigatório um seguro viagem, mas você vai realmente arriscar? Eu acho essencial fazer um seguro para qualquer viagem internacional, afinal, você nunca sabe quando vai se acidentar ou precisar de um médico de emergência.

Outra coisa que é sempre bom levar para qualquer viagem, além do cartão de crédito, é dinheiro vivo (mesmo que pouco). Mais do que isso, leve também um travel money em viagens internacionais, porque ele pode te salvar algumas vezes. Já imaginou ter um cartão bloqueado do nada ou ser furtada e não ter nenhuma outra opção?

Aaah, não esqueça de avisar no seu banco que você vai fazer uma viagem internacional, viu? É superimportante avisar com antecedência para que eles não bloqueiem nada enquanto você estiver fora.

MAIS DICAS

Gostou dessas dicas e quer saber mais sobre viagens? Aqui no blog já temos vários posts que vão te ajudar na organização da mala, no planejamento de roteiros, nos itens essenciais para viajar… Já linkei vários no decorrer do post, mas não custa nada deixar mais alguns aqui embaixo para facilitar a sua programação 😉