Conhecer um deserto vai muito além de ver uma bela paisagem. Como vocês sabem, eu e o Paulo tivemos um experiência incrível do deserto de Wadi Rum, na Jordânia, mas por termos pouco tempo para explorar a região sentimos falta de conhecer muitos outros pontos – e é por isso que decidi fazer um post mais detalhado sobre o Wadi Rum 😉

wadi-rum-deserto-jordania-onde-ir-e-o-que-fazer-danielle-noce-1

Antes de qualquer coisa, para quem pretende ir para o deserto, indicamos que passem ao menos uma noite em uma tenda beduína. A experiência de dormir em um lugar como esse e poder ver o sol nascer é indescritível. Além disso, ter um contato mais próximo com os beduínos (nômades árabes que vivem no deserto) ajuda muito a entender mais sobre a cultura e a região.

No entanto, caso não tenham muito tempo ou prefiram ficar em hotéis, existem diversas empresas que buscam os turistas em Petra ou em Aqaba – aliás, nem pense em conhecer o deserto sozinho, a presença de um guia é indispensável. Para quem optar por esse trajeto, prefira algum tour que termine só após o pôr do sol, porque não tem nada mais bonito do que ver o céu todo estrelado no deserto.

wadi-rum-deserto-jordania-onde-ir-e-o-que-fazer-danielle-noce-2

Foto – iStock/cinoby

Para passeios mais curtos, das tendas até o centro de visitantes por exemplo, é possível fazer o trajeto andando em um dromedário. Para caminhadas mais longas e visitas a pontos de observação, a melhor opção é ir com um carro 4×4, mas não se preocupe pois todos os guias locais oferecem essa opção.

Nós indicamos muito os beduínos que nos ajudaram no tour e nos hospedaram nas tendas. Seguem os contatos: Hasan: 0799289402 / Ali: 0772386420 / Mohammed: 07723220010 / E-mail: moonvalley1234@gmail.com. Além da ajuda dentro do deserto, também fomos até Petra com eles 😉

wadi-rum-deserto-jordania-onde-ir-e-o-que-fazer-danielle-noce-3

Com os guias e o local de partida já definidos, fica mais fácil selecionar o que conhecer em Wadi Rum. A maior parte dos pontos já faz parte do roteiro dos guias, mas é sempre bom ressaltar alguns que valem muito a pena:

The Seven Pillars of Wisdom (Os Sete Pilares da Sabedoria)

wadi-rum-deserto-jordania-onde-ir-e-o-que-fazer-danielle-noce-4

Foto – Travel Blog

Uma cadeia de montanhas perto do centro de visitantes de Wadi Rum é um dos locais mais famosos do deserto. O lugar ganhou esse nome, após o lançamento do livro de T.E. Lawrence.

Khazali Siq/Canyon

wadi-rum-deserto-jordania-onde-ir-e-o-que-fazer-danielle-noce-5

Foto – TravelPod

Ao entrar nas fissuras no meio Jebel Khazali, uma das montanhas mais conhecidas de Wadi Rum, você encontra diversas pinturas rupestres e petróglifos. Além dos beduínos, vários outros povos deixaram suas marcas nas rochas – em uma caminhada de 150 metros já é possível encontrar os desenhos e as escrituras em pedra.

Burdah Rock

wadi-rum-deserto-jordania-onde-ir-e-o-que-fazer-danielle-noce-6

Foto – Summit Post

A ponte Burdah Rock é a mais alta em Wadi Rum. Este arco em pedra, a 80 metros de altura, liga duas montanhas e a vista é linda. Assistir o nascer do sol por aqui era uma das coisas que eu mais queria em Wadi Rum, mas como o local fica afastado e não tínhamos muito tempo, deixamos passar.

Caso você vá com mais tempo, não deixe de conhecer!

Nabatean temple

wadi-rum-deserto-jordania-onde-ir-e-o-que-fazer-danielle-noce-7

Foto – Love the Sepics

Ruínas de um antigo templo Nabatean (árabes nômades que viviam na região) ainda continuam em pé no meio do deserto de Wadi Rum. Grande parte do templo se perdeu ao longos dos mais de 2.000 anos, mas foi em 1995 que um terremoto causou os maiores danos. Apesar de terem ruínas mais bem preservadas em Petra, a visita vale a pena!

Al-Hasany Dunes

wadi-rum-deserto-jordania-onde-ir-e-o-que-fazer-danielle-noce-9

Foto – Yaytrip

As dunas ficam relativamente próximas ao centro de visitantes e, além de lindas, é possível praticar o sandboard na região.

Mushroom Stone

wadi-rum-deserto-jordania-onde-ir-e-o-que-fazer-danielle-noce-10

Foto – Gezimanya

Em uma tradução livre, a “pedra cogumelo” é também um ponto de observação comum nos tours com jeep.

Siq Umm Tawaqi

wadi-rum-deserto-jordania-onde-ir-e-o-que-fazer-danielle-noce-8

Foto – Guidelet

Além de algumas árvores que parecem crescer no meio das rochas e montanhas, aqui também exitem alguns rostos de grandes figuras da Revolta Árabe de 1916 esculpidos em pedra – o mais famoso é T.E Lawrence (foto).

Para quem ainda não sabe, fiz um roteiro no My Maps pelos pontos pelos quais passamos na Jordânia. Para acessar é só clicar aqui!