beginners2

Beginners é um dos filmes mais bonitos que eu vi nos últimos tempos. Eu tenho uma séria tendência a criticar filmes exatamente como fazia Godard, ou seja, tendo a certeza de que o último sempre foi o melhor. É claro que muitas vezes quando o filme não é bom de verdade eu não me rendo à essa crítica impulsiva e não coloco em prática esse cacoete de falar bem de tudo. Mas quando vejo um filme como o Beginners eu tenho a séria tendência a esquecer todos os filmes que já vi na vida e colocá-lo à frente dos demais como sendo o melhor de todos.

Po isso pode ser que muitas vezes vocês leiam esse mesmo tipo de empolgação com um filme, mas peço desculpas desde já. Não é por mal, é simplesmente da minha natureza.

Na maioria das noites eu e o Paulo colocamos um filme ou uma série para relaxar antes de dormir. Ontem o escolhido foi Beginners, mais pela sinopse do que por qualquer outro motivo em especial.

beginners

Começamos a assistir ao filme, que de cara já nos prendeu com sua primeira transição, com uma sequência de cartela de imagens sobre o sol, as estrelas, o presidente e sua vida. Tudo de uma maneira que tenta de alguma forma organizar a vida do personagem principal e seu momento histórico em imagens icônicas e/ou publicitárias.

Oliver, protagonizado por Ewan McGregor, está perdido dentro dos acontecimentos mais recentes da sua vida e de alguma forma tenta catalogar tudo em torno dela, até mesmo seus sentimentos, para de alguma forma tentar se reerguer.

Ele acaba de perder seu pai (Hal, protagonizado por Christopher Plummer), que estava com um câncer terminal e que poucos meses antes de descobrir a doença tinha se assumido gay aos 75 anos, mesmo tendo passado toda uma vida de casado com a mãe de Oliver.

Beginners

Alguns meses após a morte do seu pai, Oliver conhece Anna (Mélanie Laurent), que assim como ele nunca conseguiu manter um relacionamento sério por muito tempo e sempre abandonava a pessoa amada. Anna é atriz e ama sua liberdade de estar em diversos lugares sem amarras a pessoas ou ambientes/casas. Isso logo muda quando ela se apaixona por Oliver e percebe que a liberdade da solidão agora se tornou aprisionamento e tristeza quando ele não está por perto.

O filme é inebriantemente sincero. E apesar de ter um certo otimismo em toda a tragédia, imagino que é assim que devemos seguir na vida.

Além de toda a história e a direção maravilhosa, a fotografia e a arte como um todo foi extremamente bem feita, muito delicada e realista. Cheia de referências e particularidades que só um filme bem pensado e bem executado pode ter. Você percebe todo o carinho com que foi realizado. Definitivamente um filme com uma ótima equipe envolvida.

beginners dani noce 2

Recomendo que vocês assistam e depois voltem aqui para me contar o que acharam.

E você? Que tipo de filme tem assistido? Algum recomendação em particular? Se sim, por quê?

Beginners foi belamente dirigido por Mike Mills.

Para saber mais sobre o filme, clique aqui!